O que aprender com o botão de “Não Curtir”
8 de outubro de 2015

O botão de não curtir pode influenciar na sua estratégica de marketing digital? A resposta é SIM.

Em uma recente reunião realizada na Califórnia, Mark Zuckerberg  anunciou que a qualquer momento podem surgir na timelime do facebook, o botão “não curti”.

botão dislike

Atualmente, quando publicamos algo na rede social temos 3 opções: Curtir, comentar ou não fazer nada. Não fazer nada não significa que não gostamos, mas pode ser interpretado como uma reprovação do público.

De que maneira esse novo botão pode refletir no comportamento das marcas? Ou no marketing da minha empresa?

Enquanto o like traz a aprovação – estão se identificando, estão gostando da minha empresa – o não curtir gera receio por parte das empresas. Minha empresa não agrada? Meu produto/serviço não é satisfatório?

As pessoas estão cada vez mais sem tempo, e é mais fácil clicar em um botão para expor a sua opinião do que escrever um comentário, especialmente se ele for negativo. Ou seja, hoje, para alguém ir lá no seu post e escrever um comentário que demonstre insatisfação, essa pessoa, na maioria das vezes precisa estar bastante incomodada. Muito em breve, com a facilidade do botão “não gostei“, um número alto de cliques sobre ele pode chamar mais atenção do que possíveis comentários negativos sobre a marca.

E aí? O que tem de bom nisso?

Esses dislikes podem nos ajudar a ver de forma ágil alguns erros que cometemos e perceber o que funciona ou não com o nosso público. Porém, de qualquer maneira é preciso ter cuidado, ficar de olho nesses dislikes para que o conteúdo continue chegando ao público desejado.

O Facebook monitora o seu comportamento na rede e a tendência é que os conteúdos que você gosta, ou com os quais interage continuem aparecendo na timeline.

O “não curtir”certamente influenciará no conteúdo que a rede exibirá para você. Dependendo dos seus likes e dislikes sua timeline manterá ou não o conteúdo de determinada página ou amigo.

Como empresa, antes de publicar qualquer coisa, o empreendedor deverá se questionar: Isso é relevante para o público da minha empresa? O conteúdo é bom?

Essa pergunta determinará o caminho que a sua página seguirá. A mudança pode ser vista como algo positivo e saudável, uma vez que a timeline se tornará mais limpa e os profissionais mais criteriosos.


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